• Centro de Preservação da Memória

Francisco Itaciano Teixeira


Francisco Itaciano Teixeira - 2º

Nasceu em Recife, Pernambuco, em 25 de janeiro de 1860, filho de Itaciano Teixeira e Felippa Honorata Teixeira. Casou-se com Adelaide Santos Müller Teixeira, com quem teve a filha Itacelina Teixeira de Bittencourt.

Realizou seus primeiros estudos em sua terra natal e graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife.

Iniciou sua vida profissional transferindo-se para o Paraná, onde foi nomeado para ocupar o cargo de Juiz Municipal e de Órfãos da comarca de Campo Largo (1880) e depois de Palmeira (1881). Com a elevação do Termo de Tibagi à categoria de Comarca, foi nomeado o primeiro Juiz de Direito da comarca de Tibagi pelo então chefe do governo provisório, Marechal Manoel Deodoro da Fonseca (1890). Mais tarde, foi transferido para o mesmo cargo na comarca de Ponta Grossa (1892).

Nomeado ao cargo de Procurador-Geral de Justiça em 1892, exerceu o mandato até 1894. 

Após o término de seu mandato, foi nomeado desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Paraná, em 17 de janeiro de 1895, ano em que elaborou o “Plano de Reorganização da Justiça do Estado do Paraná”, aprovado pela Assembleia Legislativa Provincial do Paraná. 

Faleceu em 28 de janeiro de 1896, em Curitiba (PR).


* A imagem de Francisco Itaciano Teixeira foi recriada por seu neto Dâmaso Teixeira de Bittencourt em 2004, a partir da lembrança de fotografias que teriam se perdido num incêndio.

** Para ler o texto "O retrato de Itaciano Teixeira", escrito pelo procurador de Justiça aposentado Rui Cavallin Pinto, clique aqui.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem