• Centro de Preservação da Memória

Hugo Gutierrez Simas

Nasceu em Paranaguá, Paraná, em 23 de outubro de 1883, filho de Fernando Simas e Helena Gutierrez Simas. Foi casado com Branca Guimarães Simas, com quem teve duas filhas.

Após realizar os estudos iniciais em Paranaguá, cursou o secundário no Rio de Janeiro. Formou-se em Farmácia na Academia de Medicina do Rio de Janeiro, exercendo a profissão por cinco anos. Posteriormente, cursou a Faculdade do Largo do Machado no Rio de Janeiro, diplomando-se bacharel em Direito (1908).

Iniciou sua carreira como Promotor Público de Justiça na Comarca de Antonina, Palmeira e Rio Negro (1911). Lecionou as matérias de Português e Pedagogia na Escola Normal de Curitiba, Paraná (1912). Foi também professor de Lógica, História da Literatura, Filosofia e História Natural do Ginásio Paranaense, ao mesmo tempo em que integrava o Congresso Legislativo do Estado como deputado. Foi um dos fundadores da Universidade do Paraná, além de ter sido o primeiro professor de Economia Política e o primeiro bibliotecário da universidade (1912). Em 1921, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde ocupou o cargo de consultor jurídico da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, paralelamente à prática da advocacia. Quando retornou ao Paraná, ministrou as disciplinas de Direito Constitucional, Enciclopédia Jurídica, Direito Internacional e Direito Comercial na Universidade do Paraná. Na área jurídica, tornou-se conhecido como especialista em direito marítimo e processual civil, destacando-se, também, na luta pela humanização da lei. Como jornalista, redigiu matérias para jornais, revistas e escreveu diversas obras literárias. Participou do Centro de Letras do Paraná e ocupou a 23ª cadeira da Academia de Letras do Paraná.

Nomeado procurador geral da justiça do Estado em 11 de junho de 1932, exerceu o cargo até 7 de abril de 1933.

Deixou o cargo em razão de sua nomeação a desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (atual TJPR), ocorrida dias antes, por decreto de 31 de março de 1933. Exerceu a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça entre 1933 e 1940. Presidiu também o Tribunal Regional Eleitoral (1937). Publicou o Compêndio de Direito Marítimo Brasileiro (1938) e o Código Brasileiro do Ar (1939). Redigiu o anteprojeto da Lei Orgânica dos Transportes para o governo federal (1941).

Faleceu em 27 de outubro de 1941.


* Para ler o texto "Hugo Simas, o maior jurista do Paraná", escrito pelo Procurador de Justiça aposentado Rui Cavallin Pinto, clique aqui.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem